O professor do Atendimento
Educacional Especializado – AEE – ajuda no processo de inclusão dos alunos com
necessidades educacionais especiais nas escolas regulares, uma vez que possibilita
a esses alunos terem acesso a diversos materiais que auxiliam em suas
aprendizagens no próprio ambiente escolar, sem retirá-los da sala de aula
regular, pois são atendimentos no contra turno.
Esse profissional deve
trabalhar em uma sala repleta de materiais apropriados para atender diversas
necessidades dos alunos, além de poder construir outros novos dependendo da
demanda a ser atendida. Ele deve realizar momentos de sensibilização e
discussão na escola buscando uma escola verdadeiramente inclusiva, que respeite
a diversidade do ser humano. Além disso, deve propor parcerias com outros
profissionais, familiares, outras instituições, a fim de colaborarem para o
desenvolvimento do aluno. Deve organizar o horário e o cronograma de
atendimento aos alunos.
Para realizar seu trabalho
o professor do AEE deve fazer o estudo de caso, onde nele está contemplado a
identificação do aluno, dados da vida escolar e familiar, informações sobre seu
comportamento, aprendizagem, citando entrevistas e impressões de profissionais
da escola e familiares. Com este estudo o professor do AEE terá condições de
elaborar o Plano de Atendimento Educacional Especializado individual dos
alunos.
No Plano de AEE temos:
descrição dos objetivos que queremos que o aluno chegue ao final dos
atendimentos; organização do tempo de atendimento; atividades que serão
desenvolvidas; materiais utilizados; adequações de matérias; tipos de parcerias
que vão ser firmadas; quais profissionais receberão orientação do professor do
AEE; e avaliação dos resultados. Ou seja, possui a descrição de potencialidades
e estratégias para a aprendizagem do aluno. Vale ressaltar que o Plano de AEE
não é um documento fechado, ele deve ser sempre reavaliado e quando necessário,
deve ser reelaborado.
O
trabalho do professor do AEE é de suma importância, pois atua na zona de
desenvolvimento proximal, que Vygotsky nos sugere, onde o professor vai
trabalhar em cima do que o aluno ainda não consegue realizar sozinho, para que
em seguida ele possa realizá-lo com autonomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário